Dia 26 de outubro estreia, no CineBancários, “Os Delinquentes”, reinventando o filme de assalto como uma aventura fluida inigualável. Obra mais recente do escritor e diretor argentino Rodrigo Moreno, combina o existencial e o lúdico para explorar a própria natureza da liberdade. Rico de uma beleza atemporal, é ao mesmo tempo surreal, acessível, divertido, romântico, surpreendente, e, acima de tudo, um deleite.
No longa, o funcionário de um banco em Buenos Aires, Morán (Daniel Elias) planeja um esquema para se libertar da monotonia corporativa: ele roubará dinheiro suficiente para sustentar uma aposentadoria modesta, depois confessará o crime e cumprirá pena de prisão, enquanto seu colega de trabalho guarda o dinheiro. Logo, sob a pressão de um investigador da empresa, o cúmplice Román (Esteban Bigliardi) vai para uma remota área rural para esconder o dinheiro. Lá, encontra uma mulher misteriosa que transformará a vida dele para sempre.
Estreia também no cinema da Casa dos Bancários o documentário “Mesmo que tudo dê errado, já deu tudo certo”, dirigido por Laís Chaffe, com as experiências que vêm inspirando a obra de um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea, a santista Maria Valéria Rezende.
Realizado pela Atena Produções, o filme destaca as andanças da escritora como educadora popular, a riqueza das trocas com pessoas de variados cantos do mundo, seu ativismo, incluindo relatos de encontros com Fidel Castro, Frei Betto, bem como de momentos em que ajudou militantes contrários à ditadura civil-militar (1964-1985) a fugirem do país. “Mesmo que tudo dê errado…” conta com animações de Tadao Miaqui, participações de várias escritoras e escritores, depoimentos de familiares e de pessoas próximas a Maria Valéria.
O longa-metragem começou a ser rodado em Porto Alegre em outubro de 2018, quando Maria Valéria guiou a equipe pelos lugares que frequentou durante as pesquisas para o livro Quarenta dias, vencedor do prêmio Jabuti. No mesmo ano, seguiram-se filmagens em João Pessoa, Guarujá e em Santos, com montagem e finalização em 2022.
ESTREIAS:
OS DELINQUENTES
Argentina-Brasil/2023/Drama/
Direção: Rodrigo Moreno
Sinopse: Morán e Román procuram fugir das obrigações da sociedade e do mundo do trabalho. Um deles comete um assalto e desaparece por alguns dias, descobrindo uma alternativa à vida monótona e chata a que estava acostumado. Enquanto isso, o outro esconde em casa uma grande quantia em dinheiro que não lhe pertence. O destino comum como novos criminosos une os dois homens e enquanto isso, o cúmplice Román conhece uma mulher que transforma a sua vida para sempre.
Elenco: Esteban Bigliardi, Margarita Molfino, Mariana Chaud
MESMO QUE TUDO DÊ ERRADO, JÁ DEU TUDO CERTO
Brasil/2023/ Documentário/120min.
Direção: Lais Chaffe
Sinopse: As experiências que vêm inspirando a obra de um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea, a santista Maria Valéria Rezende, são tema do documentário Mesmo que tudo dê errado, já deu tudo certo. O filme destaca as andanças da escritora pelo mundo como educadora popular, a resistência à ditadura militar, seu ativismo, a opção pelos invisíveis, o movimento Mulherio das Letras, a vocação religiosa, o humor afiado com o qual ela questiona rótulos como os de freira feminista e freira comunista.
EM CARTAZ:
MEU NOME É GAL
Brasil | Biografia/Musical | 2023 | 120 min
Direção: Dandara Ferreira/Lô Politi
Sinopse: Meu Nome é Gal acompanha de perto e de dentro o breve e efervescente momento da Tropicália, o principal movimento da contracultura no Brasil, responsável pela maior mudança musical e comportamental que o país já viveu. Gal Costa foi a principal voz feminina do Tropicalismo mas, para isso, precisou se libertar das amarras de uma timidez que quase a impediu de seguir sua vocação inequívoca. Com sua presença, sua atitude, seu corpo e sua voz, Gal Costa transformou a música brasileira e também toda uma geração, principalmente de mulheres. O filme mostra como ela e seus companheiros Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Jards Macalé, Tom Zé e Wally Salomão, ainda muito jovens, enfrentaram a dificuldade de serem tão vanguardistas em meio ao conservadorismo e à violência impostos pela ditadura militar no Brasil.
Elenco: Sophie Charlotte, Rodrigo Lellis, Camila Mardila, Luis Lobianco, Dan Ferreira, Dandara Ferreira, Chica Carelli e George Sauma
HORÁRIOS CINEBANCÁRIOS
26 de outubro a 1º de novembro
Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra O Dia Nacional de Zumbi
Banrisul alcançou um lucro líquido de R$ 632,1 nos primeiros nove meses
Bancários do Itaú realizam ações contra assédio moral e por melhores condições