bancarios litoral norte

A perda de uma lutadora incansável

Perdemos a economista, professora e militante Maria da Conceição Tavares

 

Nós, os brasileiros, perdermos Maria da Conceição Tavares, uma das principais referências do Brasil em economia, no dia 08 de junho, aos 94 anos. Economista, matemática, professora e escritora, foi uma militante aguerrida e tornou-se referência na luta pela construção de um pensamento desenvolvimentista nacional.

Conceição Tavares nasceu em Portugal e, na década de 1950, sentou morada no Brasil. Uma das vozes mais ativas da esquerda intelectual brasileira, consolidou sua renomada carreira acadêmica, com reconhecimento internacional, tendo sido indicada como uma das quatro mulheres entre os cem economistas heterodoxos mais importantes do mundo – a única a ser selecionada da América Latina. Foi também vencedora do Prêmio Jabuti em 1998, na categoria Economia, e deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), entre 1995 e 1999. 

A luso-brasileira, “figura icônica e inspiradora, uma mestra daquelas que almejam compreender o Brasil e o mundo pela lente da economia política e ousam lutar contra todas as formas de injustiça e desigualdade. Honraremos seu legado na construção da boa ciência, aquela comprometida com a construção de uma realidade justa e digna para todas as pessoas”, testemunhou em nota pública o Instituto de Economia da Unicamp/SP.

Foi com muita tristeza que a diretoria do SindBancários recebeu a notícia do falecimento da estimada Maria da Conceição Tavares. Nesse momento de dor e perda, os diretores expressam suas mais sinceras condolências a todos os familiares, amigos, colegas e admiradores. “Adeus, Maria da Conceição Tavares. Uma lutadora incansável”, finalizam.

Diretoria do SindBancários de Porto Alegre e Região

Jornalista/Fonte

Comunicação SindBancários

💬 Precisa de ajuda?