Na próxima semana, de 26 a 29 de fevereiro, as empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal votam para escolher sua representante no Conselho de Administração (CA) do banco, que decide a estratégia de longo prazo da Caixa, levando em conta os impactos decorrentes de suas atividades na sociedade.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a Fenae, a Fetrafi-RS e o SindBancários Porto Alegre e Região apoiam a eleição de Fabiana Uehara para o CA da Caixa. “A Fabi tem um longo histórico de defesa do banco público e nunca deixou de mostrar que as empregadas e empregados da Caixa são prioridade nesta luta”, disse a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira.
Juvandia também ressaltou que Fabiana esteve em todas as lutas em defesa dos trabalhadores da Caixa nesses últimos anos. “Em especial quando o banco sofreu muitos ataques e ameaças de privatização, ela esteve em todas essas lutas, organizando e coordenando as negociações que mantiveram os direitos dos empregados da Caixa, em um momento no qual, em muitas estatais, os trabalhadores perderam direitos”, lembrou.
“Para defender a estratégia da Caixa como banco público, assim como os interesses da sociedade e das empregadas e empregados, é fundamental termos no CA uma conselheira com pulso firme, como a Fabiana Uehara, que já mostrou que não se cala diante de ataques ao banco ou às empregadas e empregados”, disse a empregada da Caixa e diretora executiva da Contraf-CUT, Eliana Brasil, ao lembrar de episódios ocorridos nas últimas gestões, em que Fabiana se levantou para defender a Caixa e seus empregados.
Eliana ressaltou também que, para que a população não seja prejudicada, um banco público não pode promover grandes reduções do quadro de pessoal, nem de agências. “E não pode colocar a cobrança de metas, e tampouco da saúde das empregadas e empregados, acima da qualidade no atendimento”, afirmou. “Também é preciso garantir boas condições de trabalho, sem assédio ou cobrança abusiva de metas”, acrescentou.
Representante da Fetrafi-RS na Comissão Executiva de Empregados (CEE), Sabrina Muniz destacou a importância de todos participarem das eleições. “Precisamos mostrar que valorizamos essa conquista, que é ter alguém nos representando na mais alta instância decisória da nossa empresa e tenho certeza que a Fabi vai nos representar muito bem! Com ela a gente também vai poder voltar a ter mais informações sobre os assuntos que andam sendo tratados no CA. Pela sua qualificação, histórico de luta e por sempre se posicionar sobre qualquer assunto que nos impacte, tenho certeza que a Fabi vai ter uma atuação diferenciada no CA, por isso eu voto 2”, comentou a dirigente.
“A Fabi é uma mulher combativa e historicamente comprometida com as lutas do pessoal da Caixa e da classe trabalhadora! Sua experiência como coordenadora da CEE/Caixa demonstra seu compromisso com os(as) empregados(as) e que está preparada para nos representar no Conselho de Administração da CEF. O voto na Fabi é a certeza de que teremos olhos, ouvidos e voz em defesa da Caixa pública e social no Conselho de Administração da empresa!”, defendeu o diretor Financeiro do SindBancários, Tiago Vasconcellos Pedroso.
A diretora do Sindicato Maristela Rocha também reforçou o apoio à candidata. “Fabiana tem nosso apoio e nos representa pela trajetória de luta e confiança que temos na sua candidatura para o CA da Caixa. Ela é a candidata da Contraf-CUT, da Fenae e conta com o apoio da maioria de sindicatos do país!”, disse.
Histórico de luta
Fabiana Uehara é empregada Caixa há 23 anos. Já trabalhou na rede, em filiais e na Matriz. Exerceu diversas funções tanto em São Paulo como em Brasília. Também já foi eleita para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa, para diversos Grupos de Trabalho e fez parte da CEE, tendo coordenado as atividades desta comissão nos últimos quatro anos e as negociações com o banco.
Fabiana conta com o apoio da grande maioria das entidades de representação e associativas das empregadas e empregados da Caixa e vai continuar a atuar no CA em sintonia com as reivindicações dos trabalhadores, na busca por melhores condições de trabalho.
Propostas
Veja abaixo as principais propostas da Fabiana Uehara:
– Pela reincorporação das subsidiárias;
– Pela manutenção da exclusividade na administração das loterias;
– Pela exclusividade da manutenção do penhor.
E mais!
Fabiana Uehara pautará a política de remuneração da Caixa, defendendo a participação dos empregados na definição de programas como o Bônus Caixa, comissões pela venda de produtos etc.
Fabiana Uehara cobrará resolução das “pendências” deixadas pelas gestões anteriores, causadas, por exemplo, pelos processos de reestruturação.
Como votar
A votação para a escolha da representante das empregadas e empregados no Conselho de Administração da Caixa será de 26 a 29 de fevereiro. Todos os empregados da ativa podem votar.
A votação será pela intranet da Caixa. Para votar, basta que as empregadas e empregados acessem o site http://eleicaoca.caixa.gov.br/siele, e digitem 0002 para votar na Fabiana Uehara.
O Conselho
O Conselho de Administração da Caixa é um órgão colegiado, composto por oito conselheiros: seis indicados pelo Ministro da Fazenda; o presidente da Caixa (membro nato); e um(a) conselheiro(a) eleito(a) pelas empregadas e empregados da Caixa para representá-los.
Sua função é deliberar sobre os interesses estratégicos de longo prazo do banco, levando em conta os impactos decorrentes das atividades da Caixa para a sociedade e o meio ambiente.
Imprensa SindBancários e Contraf-CUT