bancarios litoral norte

Trabalhadores aprovam ACT do Itaú sobre condições de trabalho e saúde

Assembleia virtual foi realizada nessa terça-feira (13/1) na base do Sindicato dos Bancários do Litoral Norte/RS

Foi aprovada por unanimidade entre os votantes a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Itaú que trata sobre condições de trabalho, saúde e organização dos trabalhadores do banco. A assembleia ocorreu de forma virtual na base do Sindicato dos Bancários do Litoral Norte/RS, nesta terça-feira (13/1).

O acordo a ser celebrado com o Itaú regulamenta pautas como Teletrabalho, Sistema Alternativo Eletrônico de Controle de Jornada de Trabalho, Termo de Validação das anotações no registro de ponto eletrônico e das horas extras, Banco de Horas Semestral e Bolsa Auxílio Educação. 

O ACT é resultado da negociação coletiva e da organização da categoria. O SindBancários e os demais sindicatos filiados à Fetrafi-RS haviam orientado o voto favorável à aprovação, por entenderem que foram conquistados importantes avanços. Um dos principais pontos debatidos no último período foi a questão do monitoramento dos funcionários, tema que teve encaminhamentos no novo acordo.

Mesa bipartite permanente é destaque

Com validade até 31 de dezembro de 2026, o ACT do Itaú aborda diferentes temas ligados à categoria, em um cenário de intensas transformações no setor financeiro, marcado por reestruturações, digitalização e mudanças nos modelos de gestão.

Um dos pontos centrais do acordo é a criação de uma mesa bipartite permanente, que reunirá representantes dos trabalhadores e do banco para tratar, de forma contínua, dos processos de reestruturação e fechamento de agências.

A iniciativa busca garantir um espaço institucional de diálogo sobre mudanças que impactam diretamente o emprego, as condições de trabalho e o atendimento prestado à população.

Entre outros pontos importantes do ACT estão as regras relacionadas ao registro de ponto eletrônico, banco de horas, quitação das anotações de ponto, teletrabalho, bolsa educação e um conjunto de medidas de acolhimento e proteção à saúde dos trabalhadores.

O texto também traz um debate relevante sobre a ética no uso da tecnologia nas relações de trabalho, tema considerado estratégico diante do avanço de sistemas digitais e de monitoramento dos funcionários.

Confira aqui a minuta do ACT  do Itaú.

Fonte: SindBancários – Bancários Litoral/RS