Nesta quarta-feira (26/03), a COE Banrisul esteve reunida com o banco em mais uma rodada de negociação sobre a reestruturação de cargos, funções e salários com redução de jornada de 8 para 6 horas. O banco trouxe informações incompletas sobre os questionamentos levantados pelo movimento sindical na rodada anterior, no entanto sinalizou positivamente para a possibilidade de avanços em premissas básicas apontadas pela COE. O banco ficou devendo informações importantes, como os dados das tabelas de funções, gratificações atuais, cargos e níveis salariais, além do número de empregados(as) em cada um dos níveis. De positivo, a sinalização do Banrisul de que as mudanças propostas serão definidas em conjunto com o movimento sindical.
Em mesa, os membros da COE reafirmaram as condições para o avanço da proposta de reestruturação: não retirada de direitos, critérios transparentes e objetivos para acesso, ascensão e descenso; descrição clara das funções e a manutenção do mesmo patamar de remuneração em razão da mudança de jornada.
Próximos passos da negociação
Agora, a bola está com a COE Banrisul, que fará reunião na próxima semana. Na sequência, uma nova plenária será chamada com o objetivo de dialogar com os colegas, atualizar as informações sobre a negociação e esclarecer dúvidas. Após essa plenária, o movimento sindical pretende elaborar uma contraproposta ao banco que preserve as expectativas dos(as) empregados(as) e que também garanta o futuro do Banrisul.
Fique atento aos meios de comunicação da Fetrafi-RS e do seu sindicato.
Fonte: Portal Bancários RS