Sindicatos dos bancários e bancárias de todo o país realizam assembleias para deliberação sobre a proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, negociada com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), e sobre as propostas dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) negociados com o Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal.
Todos os bancários e bancárias, sindicalizados ou não, poderão participar da votação que começará às 20h dessa quarta-feira (4) e terminará às 20h de quinta-feira (5) por meio da plataforma eletrônica VotaBem (https://bancarios.votabem.com.br) ou link disponibilizado pelo sindicato da sua base. Por exemplo, os bancários que fazem parte da base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região devem acessar o link https://assembleia.spbancarios.com.br/.
Live nesta terça às 18h
Nesta terça (3), a partir das 18h, as coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira e Neiva Ribeiro realizarão uma live, ao lado dos coordenadores das comissões de empresa do BB e da Caixa, Fernanda Lopes e Rafael de Castro, para tirarem dúvidas sobre a CCT e os ACTs específicos dos bancos públicos.
A transmissão será pelos canais do Facebook (clique aqui) e YouTube (clique aqui) da Contraf-CUT, e faz parte do compromisso de ampliar as informações à toda a categoria que é convidada a votar nas assembleias.
Propostas em votação
A proposta dos bancos para a renovação da CCT da categoria prevê novidades em dez temas sociais que ampliam a convenção em cerca de 50 novas cláusulas, além de aumento real nos salários e nas demais verbas, incluindo vales alimentação (VA), refeição (VR), auxílio creche/babá e na participação nos lucros e resultados (PLR). (leia mais sobre a proposta para a CCT)
A proposta do Banco do Brasil para a renovação do ACT prevê avanços em pelo menos 12 pontos do acordo coletivo dos funcionários, dentre eles nova regra da PLR com limite de sete salários por ano; abertura de quatro mil vagas de assistente de negócios, supervisor de atendimento e caixas; ampliação do número de faixas na tabela de pontuação por mérito e o compromisso, por parte do banco, de manter a gratificação do Caixa até dezembro deste ano, para os agentes comerciais que vinham recebendo esta gratificação. (leia mais sobre a proposta do BB)
A proposta da Caixa para a renovação do ACT demorou mais tempo para ser finalizada, mas também trouxe inúmeros outros avanços, como a possibilidade de incorporação da gratificação de função, Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado (CTVA), porte de agência e do Adicional Pessoal Provisório de Adequação, via acordo na Comissão de Conciliação Voluntária (CCV); retorno da nomeação efetiva de novos caixas e tesoureiros, com o fim da designação de função por minuto; a discussão sobre o fim do teto de gastos do banco com a saúde do quadro de pessoal e extensão aos contratados depois de 2018 do direito de manutenção do plano do Saúde Caixa após a aposentadoria; e o debate sobre o equacionamento dos déficits, o contencioso e outras questões da Funcef. (leia mais sobre a proposta da Caixa)
Acesse os documentos:
*Esta nota será atualizada ao longo do dia de hoje com os ACTs do BB e da Caixa
Fonte: Contraf/CUT