Depois de dois meses de silêncio, a direção do Banrisul abriu a possibilidade de começar o processo de negociação com os trabalhadores no dia 9 de julho, quando a pauta de reivindicações foi entregue aos negociadores do Banco.
Nesta quarta (17/07) acontece então a primeira rodada de negociação, que vai tratar das medidas de enfrentamento à crise climática no estado, já que durante o auge da calamidade, o Banco se calou e não respondeu a nenhum dos inúmeros pedidos de socorro enviados pelos trabalhadores.
Agora, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Banrisul quer saber: quantos bancários e bancárias foram atingidos total ou parcialmente pelas enchentes; o que o banco irá fazer efetivamente para auxiliar essas pessoas; quantas e quais agências foram afetadas diretamente e qual o prazo para retorno das atividades.
Na sexta-feira passada (12/07), o Banrisul anunciou que a Agência Mathias Velho, localizada no bairro mais populoso de Canoas, não será reaberta, gerando revolta na população que agora passa a contar com uma única agência bancária: da Caixa Federal.
Assessoria Fetrafi-RS