bancarios litoral norte

Caixa define abertura de 17 agências no final de semana no RS

Trabalhadores foram chamados a fazer hora extra para atender população necessitada

Neste cenário de calamidade que a maioria das cidades gaúchas enfrenta, a Caixa definiu que 17 agências, sendo 12 na base do SindBancários Porto Alegre e Região, abrirão neste sábado e domingo (18 e 19/5). Os locais funcionarão das 10h às 15h, no intuito de atender a população necessitada de atendimento para recebimento de FGTS emergencial, bolsa família e outros benefícios sociais. O trabalho será realizado em 11 cidades.

A diretora da Fetrafi-RS, Sabrina Muniz, e o diretor do SindBancários, Tiago Vasconcellos Pedroso, se reuniram na manhã desta sexta (17) com o superintendente da Caixa, Renato Scalabrin, na agência Independência, onde está sediada a superintendência de rede neste momento. Eles demonstraram preocupação com o chamamento realizado pela Caixa para que os trabalhadores atuem neste final de semana para atender a população. 

Mesmo em se tratando de uma situação excepcional, os dirigentes defendem que os empregados não podem ser ainda mais sobrecarregados, sendo que já estão com enorme demanda nos dias úteis, em função da grande procura e, também, por 45 das 111 agências da SR Porto Alegre não estarem funcionando. Além disso, a segurança dos bancários e clientes é outra preocupação.

“Nossos colegas já estão muito cansados, esgotados, por causa da alta procura nas agências neste período, então o descanso semanal precisa ser respeitado e garantido. Reforçamos ainda que seja feito convite e não convocação, para que trabalhem apenas aqueles que tiverem disponibilidade. Outro ponto é o pagamento das horas extras, que deve ser feito de forma integral”, destacou Sabrina.

O superintendente informou que 100 empregados do Edifício Querência irão trabalhar nas agências e garantiu que haverá alternância na escala, para que os trabalhadores que atuarem no sábado tenham folga no domingo e vice-versa. Ele também falou que não se trata de convocação e que ocorrerá o pagamento de horas extras aos bancários, sendo que, para os gerentes que não batem ponto, será negociada folga compensatória.

Ficou sinalizada nova reunião a ser realizada na próxima semana entre o superintendente e os dirigentes sindicais para avaliação e realização de ajustes necessários. Para desafogar os trabalhadores gaúchos, as entidades solicitam que os mais de 2 mil trabalhadores de outras localidades já cadastrados na Missão Caixa possam reforçar as equipes das agências gaúchas o mais breve possível.

“A falta de pessoal na Caixa é crônica, o movimento sindical tem cobrado a contratação de mais empregados. Para amenizar o problema neste momento de calamidade, durante reunião da CUT-RS com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, reforçamos pedido de agilidade na vinda de colegas de outros estados. A população precisa e merece um bom atendimento, e isso passa pela contratação de mais empregados”, afirmou Tiago.

Confira a relação de agências que abrirão neste final de semana, das 10h às 15h, por município:

Porto Alegre – Ag. Assis Brasil, Ag. Azenha, Ag. Bomfim, Ag. Jardim Planalto, Ag. Juca Batista, Ag. Partenon, Ag. Restinga 
Canoas – Ag. Canoas
Eldorado do Sul – Ag. Guaíba
Gravataí – Ag. Gravataí 
Lajeado – Ag. Lajeado
Montenegro – Ag. Montenegro e caminhão que está no município 
Novo Hamburgo – Ag. Novo Hamburgo 
São Leopoldo – Ag. Avenida João Corrêa 
Sapucaia do Sul – Ag. Sapucaia do Sul
Tramandaí – Ag. Tramandaí
Viamão – Ag. Viamão

Agências da Caixa em funcionamento no RS registram longas filas:

Cachoeirinha

Gravataí

Capão da Canoa

Jornalista/Fonte

Imprensa SindBancários

💬 Precisa de ajuda?