Menu

Cinedebate aproxima cinema e mundo do trabalho no CineBancários na segunda, 17/6

22/02/16
Cinedebate aproxima cinema e mundo do trabalho no CineBancários na segunda, 17/6

O SindBancários tenta mostrar que o trabalho não apenas molda nossa identidade como pode ser a causa de muito sofrimento. São essas algumas das propostas de um novo espaço de discussão crítica que o SindBancários abre como perspectiva para discutir um mundo mais justo.


E esse espaço se abre na tela de cinema do CineBancários. A partir do dia 17 de junho, segunda-feira, às 19h30, será tempo de pensar e repensar a vida e o mundo no Cinedebate Reflexão & Crítica. E a estreia não podia reunir dueto mais apropriado. O professor, filósofo e psicólogo social Pedrinho Guareschi irá debater o filme “Green The Film”.  O Cinedebate foi concebido pela Diretoria de Saúde do SindBancários e tem entrada gratuita. A dinâmica prevê sessões periódicas preferencialmente às segundas-feiras.

 

O interessante em “Green The Film” (Green, o Filme, em tradução livre) é que ele conta a história de um orangotango fêmea que sente na pele os efeitos da devastação de uma floresta tropical na Indonésia. O filme é de 2009 e documenta os efeitos do tsunami de 2004 na Ilha de Sumatra, onde Green tenta sobreviver. O documentário mostra que, apesar das circunstâncias e do efeito do tsunami, são as indústrias alimentícia, cosmética e de energia que acabam determinando a trajetória de Green.


A indústria de alimentos extrai o azeite de dendê ou óleo de palma da floresta tropical de Sumatra, na Indonésia, que aparece em alimentos industrializados, em produtos como sabonetes e xampus, ou é usado como biodiesel. Com 48 minutos de duração, Green The Film ilustra precisamente aquilo que uma estrutura de exploração pode causar a um indivíduo fragilizado e sem chances de se manifestar em sua própria defesa.


Os orangotangos são considerados os primatas mais parecidos com os homens e estão em processo de extinção, restando cerca de 7 mil no mundo. Green The Film não apenas entende isso como manda um recado. Estamos muito perto de ameaçar espécies próximas à espécie humana. Não por acaso, o diretor Patrick Rouxel concebeu seu documentário como uma forma de também mostrar ao público a importância de agir politicamente. No site do filme (www.greenthefilm.com) há uma lista das empresas ligadas à indústria da alimentação e à indústria cosmética que destroem a floresta em que Green luta pela sua sobrevivência.


Dinâmica e perfil


A dinâmica prevê sessões periódicas, preferencialmente às segundas-feiras, ao menos uma vez por mês. O Cinedebate Reflexão & Crítica procura proporcionar um debate crítico acerca de conceitos da psicologia social cujo objetivo é conceitos amplos referentes à organização do trabalho, tais como exploração, opressão, assédio, competição e alienação. As sessões contarão com um mediador da Diretoria de Saúde do SindBancários, com um apresentador do Sindicato e com um convidado externo. Este último falará logo após a exibição do filme. Após, haverá um espaço para perguntas e debates sobre o tema proposto.

 

Na estreia do Cinedebates, o convidado externo será o professor Pedrinho Guareschi. Ele possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição (1969), graduação em Teologia pelo Instituto Redentorista de Estudos Superiores de SP (1964), Pós Graduação em Sociologia pela PUCRS (1965), graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1968), mestrado em Psicologia Social - Marquette University Milwaudee (1973), doutorado em Psicologia Social - University Of Wisconsin At Madison (1980), pós-doutorado no departamento de Ciências Sociais na Universidade de Wisconsin (1991) e pós-doutorado no departamento de Ciências Socias na Universidade de Cambridge (2002).


Atualmente é professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Conferencista Internacional. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, ideologia, representações sociais, ética, comunicação e educação.Atualmente trabalha como professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).





Imprimir está pagina