Menu

Banrisul adota conduta antissindical ao enviar correspondência constrangedora aos sindicalizados

13/07/18
Banrisul adota conduta antissindical ao enviar correspondência constrangedora aos sindicalizados

 

Orientação da Fetrafi-RS é que os sindicatos filiados enviem correspondência ao Banrisul, solicitando que o formulário remetido pela diretoria seja tornado sem efeito.

 

 

Os associados dos sindicatos dos bancários de todo o Estado, empregados do Banrisul, foram surpreendidos pelo recebimento de uma inusitada correspondência. Nesse email, o Banco solicita que o empregado confirme a sua condição de associado do Sindicato.

A Fetrafi-RS esclarece que essa correspondência nada tem a ver com a extinta contribuição sindical, conhecida como imposto sindical ou quaisquer contribuições extraordinárias. Tem a ver com a mensalidade sindical, que é a taxa que cada associado paga espontaneamente e que garante a condição de sócio da entidade.

O Banco recebe as autorizações assinadas pelos bancários no momento da filiação sindical. Portanto, o Banco tem pleno conhecimento da condição de associado do bancário, que é confirmada pelo envio de listagem atualizada mensalmente pela entidade sindical.

O envio de uma correspondência para os bancários para que eles confirmem a sua condição de associado ao Sindicato é um ato de constrangimento ao trabalhador e caracteriza uma clara conduta antissindical. "Esperamos que a diretoria do Banrisul torne sem efeito está essa correspondência aos associados dos nossos sindicatos. Foi uma atitude completamente desnecessária. É inadmissível qualquer interveniência do Banrisul na relação com os associados dos sindicatos”, afirma a diretora da Fetrafi-RS, Denise Falkenberg Correa .

Nesta semana, a Federação enviou um modelo de correspondência para todos os sindicatos filiados, que deve ser encaminhada à direção do banco imediatamente. Os sindicatos devem também orientar os empregados do Banrisul, que receberam a correspondência, a não assinar ou enviar resposta ao banco até que cada sindicato encontre uma solução para este problema.

Informações: SindBancários porto Alegre com Fetrafi-RS

 





Imprimir está pagina